Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ética da reciprocidade
A ética da reciprocidade ou regra de ouro, ou regra áurea, é uma máxima moral ou princípio moral  que pode ser expressa como uma injunção positiva ou negativa:
  • Cada um deve tratar os outros como gostaria que fosse ele próprio fosse tratado (forma positiva ou directiva).
  • Cada um não deve tratar os outros de forma que não gostaria que ele próprio fosse tratado. forma negativa ou proibitiva)

Em ambas as formas. serve como uma directiva para tratar os outros como a si próprio. A Regra de Ouro difere da máxima da reciprocidade expressa como do ut des - “Dou para que tu dês” - sendo por isso um compromisso moral unilateral com vista ao bem-estar dos outros, sem expectativas de nada em troca.

O conceito ocorre, sob alguma forma, em quase todas as religiões e tradições éticas. Também pode ser explicada sob a perspectiva da psicologia, da filosofia, da sociologia e da economia. Psicologicamente, envolve o desenvolvimento de empatia com os demais. Filosoficamente, envolve uma pessoa perceber seu próximo também como um “eu”. Sociologicamente, “ama o próximo como a ti mesmo” é aplicável entre indivíduos, entre grupos e também entre indivíduos e grupos. Em economia, Richard Swift, em referência a ideias de David Graeber, sugere que “sem algum tipo de reciprocidade, a sociedade não poderia mais existir.”


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike