Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
4 Minutes
"4 Minutes" é uma canção da artista musical estadunidense Madonna, contida em seu décimo primeiro álbum de estúdio Hard Candy (2008). Conta com a participação dos artistas compatriotas Justin Timberlake e Timbaland. Foi composta pelos três com o auxílio de Nate Hills, sendo produzida por Timberlake, Timbaland e Danja. O desenvolvimento da faixa foi motivado por um senso de urgência para salvar o planeta da destruição, e como as pessoas podem se divertir neste processo. A composição foi concluída através de discussões entre Madonna e Timberlake sobre diferentes situações, problemas e relacionamentos. De acordo com a cantora, a música inspirou a produção do documentário I Am Because We Are (2008). O tema foi disponibilizado digitalmente em 25 de março de 2008 na Amazon, servindo como o primeiro single do material. Também foram editados dois CD single, três maxi single e dois discos de vinil.

A canção foi gravada nos estúdios Sarm West, situados em Londres, enquanto a sua mixagem foi concluída no estúdio The Hit Factory, localizado em Miami. O engenheiro de som Demacio "Demo" Castellon trabalhou pela primeira vez nos vocais da faixa, afiando-os de acordo com seus instintos, e depois trabalhou nas batidas e nos sintetizadores compostos por Timbaland e Danja. Musicalmente, "4 Minutes" é uma canção dance-pop de andamento acelerado que incorpora gêneros urbanos como o hip hop, e apresenta batidas formadas por bhangra, características de Timbaland, enquanto a sua instrumentação inclui latões, foghorns e sinos. Liricamente, trata de uma mensagem de conscientização social, inspirada pela visita de Madonna à África e pelo sofrimento humano que a artista testemunhou no continente.

"4 Minutes" obteve análises positivas da mídia especializada, a qual prezou sua produção e a chamou de uma pista de dança movimentada. Entretanto, outros notaram que Timberlake recebeu maior destaque na canção. A canção recebeu duas nomeações durante a 51ª cerimônia dos Grammy Awards para Best Pop Collaboration with Vocals e Best Remixed Recording, Non-Classical. O single obteve êxito comercial ao liderar tabelas musicais de 21 países, incluindo a Alemanha, a Austrália, o Canadá, a Espanha, a Itália e o Reino Unido. Nos Estados Unidos, "4 Minutes" atingiu um pico de número três na Billboard Hot 100, dando a Madonna seu 37º single a classificar-se entre as dez melhores posições na tabela, quebrando o recorde anteriormente detido por Elvis Presley.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike