Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Aglomeração Urbana de Jundiaí
A Aglomeração Urbana de Jundiaí é uma região do estado de São PauloBrasil, formada pelos municípios de JundiaíVárzea PaulistaCampo Limpo PaulistaJarinuLouveiraItupeva e Cabreúva, apresentando urbanização contínua e/ou processo de conurbação entre suas áreas urbanas, havendo integração econômico-funcional entre os mesmos. O crescimento demográfico entre 2000-2009 foi o segundo maior entre as aglomerações urbanas e regiões metropolitanas paulistas (1,85% a.a.), sendo inferior apenas a AU de Sorocaba (2,01% a.a.), e superior a média estadual (1,33% a.a.).

Seus sete municípios somam 771.335 mil habitantes; em 2015 (Estimativa do IBGE), apresentou um PIB conjunto de 31,4 bilhões de reais; e uma renda per capita de 21.482 reais. Localiza-se entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, e também limita-se com a região bragantina e de Sorocaba. Foi a primeira aglomeração urbana criada no estado de São Paulo e a quarta 'entidade metropolitana', após a Grande São Paulo,  Baixada Santista e Região Metropolitana de Campinas. Juntamente com estas três regiões metropolitanas citadas mais as recém-criadas do Vale do Paraíba e Sorocaba e a aglomeração urbana de Piracicaba, forma a Macrometrópole Paulista, a maior do hemisfério sul e uma das maiores do mundo.

O atual presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí é o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon. O vice-presidente é José Roberto de Assis, prefeito de Campo Limpo Paulista.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike