Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Anawrahta
Anawrahta Minsaw (; Pagan, 1015 – Pagan, 1078) foi o fundador do Império de Pagan. Considerado o pai da nação birmanesa, Anawrahta transformou um pequeno principado, na zona árida da Alta Birmânia, no primeiro império birmanês que formou a base da moderna Birmânia (Myanmar). Historicamente verificável a história birmanesa começa com a sua ascensão ao trono de Pagan em 1044.

Anawrahta unificou todo o vale do rio Irauádi pela primeira vez na história, e colocou as regiões periféricas, tais como os Estados Shan e Arracão (Rakhine setentrional) sob a suserania de Pagan. Interrompeu com sucesso o avanço do Império Khmer através do litoral de Tenasserim e do vale do Alto Menam, fazendo de Pagan um dos dois principais reinos da Indochina.

Um disciplinador rigoroso, Anawrahta implementou uma série de importantes reformas sociais, religiosas e econômicas que tiveram um impacto duradouro na história da Birmânia. Suas reformas sociais e religiosas mais tarde evoluíram para a atual cultura birmanesa. Através da construção de uma série de açudes, tornou as regiões áridas em torno de Pagan nos principais celeiros de arroz da Alta Birmânia, dando à Alta Birmânia uma base econômica duradoura a partir da qual favoreceria o domínio do vale do Irauádi e sua periferia, nos séculos seguintes. Legou um forte sistema administrativo que todos os reis de Pagan deram continuidade até a queda da dinastia em 1287. O sucesso e a longevidade do domínio de Pagan sobre o vale do Irauádi lançou as bases para a ascensão da língua e da cultura birmanesa, a disseminação da etnia birmanesa na Alta Birmânia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike