Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Bashir Gemayel
Bashir Gemayel (Achrafieh, Beirute10 de novembro de 1947  Achrafieh, 14 de setembro 1982) foi um líder miliciano e político do Líbano. Ele foi eleito presidente do país em 1982 e assassinado dias antes de assumir o poder, durante a Guerra Civil Libanesa, num atentado com um carro-bomba que vitimou mais 26 pessoas. Seu nome também é grafado Bachir Gemayel, Sheikh Bachir Gemayel ou Sheikh Bashir Gemayel .

Filho de Pierre Gemayel, Bashir se tornou um dos principais comandantes das Falanges Libanesas, uma milícia cristã de extrema-direita, apoiada por Israel, e que lutava contra os muçulmanos nacionalistas libaneses e os militantes palestinos. Ele liderou várias campanhas militares contra as tropas sírias. Eleito presidente em 1982 com o apoio de Israel, Bashir morreu aos 35 anos vítima da explosão de uma bomba colocada na sede das Falanges, em Achrafieh, distrito cristão de Beirute. Conta-se que os massacres de Sabra e Shatila, região de refugiados palestinos sob proteção do exército de Israel no ano de 1982, teve por motivação o revide ao assassinato de Bashir, aspecto retratado no filme "Valsa com Bashir" (2008), escrito e dirigido pelo israelense Ari Folman.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike