Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Conflito na República Centro-Africana (2012–presente)
A Rebelião na República Centro-Africana em 2012-2013 é um conflito armado iniciado em dezembro de 2012 entre o Governo da República Centro-Africana e os rebeldes, muitos dos quais estiveram anteriormente envolvidos na Guerra Civil da República Centro-Africana. Os rebeldes acusaram o governo do presidente François Bozizé de não cumprir os acordos de paz assinados desde 2007.

As forças rebeldes conhecidas como a Coalizão Séléka ( que significa "aliança" na língua sango) capturaram muitas das grandes cidades nas regiões central e leste do país. A aliança compreende dois grandes grupos baseados no nordeste da República Centro-Africana: a UFDR e a CPJP, bem como o CPSK, menos conhecido. Dois outros grupos anunciaram seu apoio à coalizão: FDPC, bem como o grupo chadiano FPR, sendo que ambos são baseados no norte da República Centro-Africana. Com exceção da FPR e do CPSK, todas as facções foram signatárias dos acordos de paz e do processo de desarmamento.

Chade, o Gabão, os CamarõesAngolaÁfrica do Sul  e a República do Congo enviaram tropas para ajudar o governo Bozizé a conter um potencial avanço dos rebeldes na capital, Bangui.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike