Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Débito e crédito
Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. Ou seja: em uma transação onde uma dada quantia é transferida de um sujeito A para um sujeito B, diz-se que o sujeito A tem um crédito para com o sujeito B e este, por sua vez, tem um débito para com o sujeito A. "Débito" vem da raiz latina debere, "dever", enquanto que "crédito" vem da raiz credere, "crer".

Portanto, no exemplo citado, A "crê" que reaverá a quantia transferida para B, e B "deve" essa quantia para A. Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo das contas, e os créditos, no lado direito. Pelo método das partidas dobradas, a cada operação, correspondem um ou mais débitos e um ou mais créditos, sendo que a soma dos créditos será igual à soma dos débitos correspondentes. Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor.

O fato de se identificarem as origens (credores) e destinos (devedores) dos recursos faz com que os conceitos de débito e crédito sejam difíceis de se compreender à primeira vista, já que eles são erroneamente associados a diminuições e aumentos de capital, respectivamente. Ou seja: crê-se, erroneamente, que débito é sempre ruim e que crédito é sempre bom.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike