Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Constantino de Bragança
Dom Constantino de Bragança (1528 — 14 de julho de 1575) foi o 20.º governador da Índia Portuguesa (o 7.º com o título de Vice-Rei) e o 9.º capitão da Ribeira Grande (Ribeira Grande é um concelho de Cabo Verde, tendo Cabo Verde sido fundado pelos portugueses e sido uma colónia do Ultramar Português de 1460 a 1975). Dom Constantino foi indicado, em 1548, para ser o embaixador especial do então Rei de Portugal, Dom João III, para o batizado de um filho do então Rei de FrançaHenrique II.

Era filho de Dom Jaime de Bragança, IV duque de Bragança, e de D. Leonor de Mendoza (com o casamento titulada duquesa consorte de Bragança), esta última membro da alta nobreza espanhola, filha de D. Juan Alonso Pérez de Guzmán y Zúñiga, VI duque de Medina-Sidonia, e Dona Isabel de Velasco (com o casamento titulada duquesa consorte de Medina-Sidonia). Sendo Dom Constantino, portanto, tetraneto do Rei Dom João I, além de membro da Sereníssima Casa de Bragança e, como tal, membro da alta nobreza portuguesa.

O triénio que passou em Goa foi um governo prodigioso. Conquistou Damão ao Rei de Cambaia, que fugiu da cidade, e tomou também a fortaleza vizinha de Balasar (fortaleza, esta, localizada no atual estado indiano de Gujarate). Tendo levado para Goa o «dente de Buda», adorado pelos orientais, recusando o resgate que os crentes lhe ofereciam e reduzindo o dente a pó. Em 1561 D. Constantino regressou ao Reino.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike