Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Dinastia Bagrationi
Dinastia Bagrationi é uma dinastia real que governou a Geórgia da Idade Média até o início do e uma das mais antigas dinastias reais cristãs ainda existentes no mundo. Na terminologia moderna, a linhagem real é geralmente chamada de Bagrátidas georgianos (uma forma helenizada do nome dinástico).

A origem da dinastia Bagrationi é tema de muita disputa. A origem comum com a dinastia Bagratuni de etnia armênia tem sido aceita por muitos estudiosos. A família, na pessoa de , conseguiu o Principado da Ibéria no final do . Seus descendentes restauraram, em 888, a monarquia georgiana e reuniram vários estados nativos no Reino da Geórgia, que prosperou entre os séculos XI e XIII. Este período, principalmente os reinados de David IV  e de sua bisneta, Tamara , é celebrado como uma "era de ouro" na história da Geórgia, com avanços militares e diversos marcos culturais importantes.

Depois da fragmentação do Reino da Geórgia no final do , os ramos da dinastia Bagrationi reinaram os três reinos georgianos resultantes, o Reino de CártliaReino da Cachétia e o Reino de Imerícia até a anexação russa no início do . Apesar do 3º artigo do Tratado de Georgievsk ter garantido a soberania da dinastia Bagrationi e a sua continuidade no trono, a coroa russa posteriormente violou o tratado e transformou o ato numa anexação ilegal. A dinastia persistiu dentro do Império Russo como uma família nobre até a Revolução de Fevereiro de 1917. A fundação da União Soviética e a criação da República Socialista Soviética da Geórgia em 1921 forçou alguns membros da família a aceitar um status inferior e a perda de propriedades na Geórgia enquanto outros fugiram para a Europa Ocidental, com alguns voltando para sua terra natal depois da independência da Geórgia em 1991.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike