Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Eleições estaduais em Minas Gerais em 1970
As eleições estaduais em Minas Gerais em 1970 ocorreram em duas etapas conforme previa o Ato Institucional Número Três e assim a eleição indireta do governador foi em 3 de outubro e a escolha dos dois senadores35 deputados federais e 59 estaduais aconteceu em 15 de novembro a partir de um receituário aplicado aos 22 estados e aos territórios federais do AmapáRondônia e Roraima. Em todo o país a ARENA obteve a maior parte dos cargos em disputa e em Minas Gerais o partido governista foi também o mais votado.

Nascido em Uberlândia e advogado formado em 1943 na Universidade Federal de Minas Gerais, o governador Rondon Pacheco exerceu sua profissão em Belo Horizonte antes de enveredar pela carreira política, embora tenha feito oposição ao Estado Novo nos tempos de estudante quando presidiu o Centro Acadêmico Afonso Pena e a Federação Universitária Mineira de Esportes. Convidado por Pedro Aleixo ingressou na UDN e foi eleito suplente de deputado estadual em 1945 chegando a ser convocado e a participar da elaboração da constituição estadual. Em 1950 obteve o primeiro de cinco mandatos seguidos de deputado federal interrompendo sua ação legislativa para ocupar a Secretaria do Interior no governo Magalhães Pinto. Aliado de primeira hora do Regime Militar de 1964 ingressou na ARENA tão logo o Ato Institucional Número Dois impôs o bipartidarismo sendo escolhido chefe da Casa Civil no governo Costa e Silva e após a posse do presidente Emílio Garrastazu Médici foi eleito presidente nacional da ARENA em 20 de novembro de 1969. A partir de 13 de fevereiro de 1970 coordenou a escolha dos governadores de estado junto ao presidente da República e ao final do processo o próprio Rondon Pacheco foi escolhido para o Palácio da Liberdade.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike