Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Escola Militar do Realengo
A Escola Militar do Realengo, assim denominada desde 1913, quando foi criada no bairro do Realengo, no município do Rio de Janeiro, destinava-se ao preparo de oficiais a fim de suprir os quadros permanentes do corpo de tropa do Exército nas diferentes Armas, que até 1941 eram: InfantariaCavalariaArtilhariaEngenharia e Aviação. As instalações dessa Escola destinadas à Arma de Aviação do Exército, no Campo dos Afonsos, foram transformadas na Escola de Aeronáutica (antecessora da atual Academia da Força Aérea), após a criação do Ministério da Aeronáutica, por Getúlio Vargas, em 1941. Os cursos das demais Armas do Exército foram transferidos para a cidade de Resende, no Rio de Janeiro, onde foi criada a Academia Militar de Agulhas Negras.

O Corpo de Cadetes formava-se por: um Batalhão de Infantaria com três Companhias; um Esquadrão de Cavalaria; três baterias de Artilharia que não chegavam a ser um Grupo, porque cada bateria era de finalidade diversa, ou seja, uma Bateria de Artilharia Montada, uma Bateria de Artilharia a Cavalo e uma Bateria de Artilharia de Dorso; uma Companhia de Engenharia; e uma Esquadrilha de Aviação, ampliada essa arma, quando transferida para a AFA.

O Curso, tinha a duração de três anos, sendo o primeiro constituído das mesmas matérias e exercícios para todos os cadetes, destinado a formar o soldado de Infantaria, o reservista, e os dois anos restantes dedicados, na parte da instrução militar, à formação do tenente de uma das Armas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike