Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Filipe III da Macedónia
Filipe III Arrideu (Grego: Φίλιππος Αρριδαίος; ca.  — ), rei da Macedônia de 10 de junho de 323 a.C. até sua morte, era filho do rei Filipe II da Macedónia com uma cortesã de Lárissa, na Tessália, chamada Filina de Lárissa, e meio-irmão de Alexandre, o Grande. Chamado de Arrideu ao nascimento, assumiu o nome de Filipe ao subir ao trono. Ele se casou com Eurídice, filha de Amintas IV e de Cinane, filha de Filipe II.

No relato de Plutarco, tornou-se débil e epilético após uma tentativa de envenenamento por Olímpia do Épiro, esposa de Filipe II e mãe de Alexandre, que queria eliminar um possível rival de seu filho. Este episódio, no entanto, pode ser apenas um boato malicioso, já que não há evidência de que Olímpia realmente causou esta condição em seu afilhado. Alexandre o estimava muito, e o levou consigo em suas campanhas, tanto para proteger sua vida e para se assegurar de que ele não seria usado como peão em uma eventual disputa pelo trono.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike