Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Grão-Principado da Sérvia
O Grão-Principado da Sérvia ou Ráscia foi um estado medieval fundado em 1090 cuja história terminou com a elevação a reino em 1217. Durante o reinado de Constantino Bodin, o "rei da Dóclea", Vukan foi nomeado para governar a Ráscia como um vassalo e, quando Bodin foi capturado pelos bizantinos, tornou-se um monarca independente com o título de "Grão-Príncipe". Quando Bodin morreu, a Ráscia se tornou a entidade política sérvia mais poderosa e um novo estado se iniciou nas mãos da dinastia Vukanovic.

Urosh I, o filho de Vukan, governava a Sérvia quando os bizantinos invadiram a Dóclea e a Ráscia era a próxima, mas conseguiu sobreviver por causa de seus laços diplomáticos com o Reino da HungriaUrosh II lutou no início de seu reinado contra os bizantinos, mas, depois de uma derrota, jurou lealdade ao imperador. Dessa, o irmão de Urosh II e um aliado bizantino a princípio, passou a apoiar os húngaros, mas foi deposto em 1163, quando Estêvão Tihomir, de um ramo cadete (que se tornaria a dinastia Nemânica), foi colocado no trono pelo imperador.

Estêvão Nemânia, o fundador da dinastia Nemânica, conseguiu o trono depois de derrotar seus três irmãos, que tinham o apoio do imperador. Nemânia lançaria as fundações da Igreja Sérvia em 1199 juntamente com seu filho, São Sava, o primeiro arcebispo dos sérvios (1219) e o autor da mais antiga constituição conhecida da Sérvia, Zakonopravilo. Sava também influenciou fortemente a literatura medieval sérvia. Seu irmão mais velho, Estevão, o Primeiro-coroado, tornou-se rei em 1217.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike