Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Guerra da Rainha Ana
A Guerra da Rainha Ana (1702-1713), como é conhecido o teatro de operações da Guerra de Sucessão Espanhola que ocorreu nas colônias britânicas, foi a segunda de uma série de guerras francesas e indígenas entre a França e a Inglaterra, mais tarde a Grã-Bretanha, na América do Norte para controlar o continente. A Guerra de Sucessão Espanhola foi inicialmente na Europa. Além de dois combates principais, a guerra também envolveu numerosas tribos nativo-americanas aliadas com cada nação, e Espanha, então aliada da França. Esta também é conhecida com a Terceira Guerra Indígena.

A guerra ocorreu em três locais:

  1. Flórida espanhola e a Província da Carolina (pertencente à Grã-Bretanha) foram submetidos à ataques, e os ingleses empenharam combate contra os franceses em Mobile no que era essencialmente uma guerra por procuração envolvendo inicialmente os aliados indígenas. A guerra da região sul, apesar de não resultar em significantes mudanças territoriais, teve o efeito de quase exterminar a população indígena do Flórida espanhola, incluindo partes do atual sul da Geórgia, e destruindo as missões da Espanha na área.
  2. As colônias britânicas da Nova Inglaterra lutaram com as forças francesas e indígenas, com base em Acádia e CanadáQuebec foi um alvo durante muitas vezes (mas nunca tendo alcançado sucesso) por expedições britânicas, e a capital acadiana de Port Royal foi tomada em 1710. Os franceses e a Confederação Wabanaki tentaram impedir a expansão da Nova Inglaterra para Acádia, cuja fronteira da Nova França foi definida como o rio Kennebec no sul de Maine. Por fim, eles realizaram ataques contra alvos em Massachusetts (incluindo o atual Maine), a mais famosa invadindo Deerfield em 1704.
  3. Na Terra Nova, os colonos ingleses com base no controle disputado de São João da Terra Nova com os franceses baseado em Placentia. A maior parte do conflito consistiu em ataques contra assentamentos economicamente destrutivos do outro lado. Os franceses tomaram com sucesso São João, em 1709, mas os britânicos rapidamente reocuparam-lo após a França abandoná-lo.

Na sequência de uma paz preliminar em 1712, o Tratado de Utrecht pôs fim à guerra em 1713. Isso resultou na concessão de territórios franceses para a Inglaterra: a Baía de HudsonAcádiaTerra Nova e Ilha de São Cristóvão, enquanto manteve a Ilha Cape Breton e o Golfo de São Lourenço. Alguns de seus termos eram ambíguas, e as preocupações de várias tribos indígenas não foram incluídos no tratado, estimulando futuros conflitos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike