Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Guerra de Ogaden
A Guerra de Ogaden foi uma guerra ocorrida entre 1977 e 1978 entre a Etiópia e Somália na disputa do território de Ogaden. Em uma ilustração notável da natureza das alianças da Guerra Fria, a União Soviética mudou o fornecimento de ajuda à Somália para apoiar a Etiópia, que anteriormente tinha sido apoiada pelos Estados Unidos, o que levou os EUA a começar a apoiar a Somália.

O conflito começou com a invasão de Ogaden pelas tropas de Siad Barre, que pretendia constituir a Grande Somália. Após o início do conflito em favor do exército somali, a situação se inverte, e em fevereiro de 1978 a guerra termina quando as forças somalis recuam através da fronteira e uma trégua é declarada.

Este confronto, aparentemente confinado ao Corno de África, voltou-se à órbita da Guerra Fria fazendo os dois blocos a intervir: o Derg (a junta comunista etíope) foi apoiado pelos governos marxistas de três estados (além da URSS, Cuba e Iêmen do Sul) enquanto o projeto de criação da "Grande Somália" de Siad Barre obteve o consentimento dos Estados Unidos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike