Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
História da Lituânia
A história da Lituânia retrocede até pelo menos 1009, anos do primeiro registro escrito do uso do termo. Os lituanos, um ramo dos povos bálticos, depois conquistaram terras vizinhas, estabelecendo o Grão-Ducado da Lituânia e, no século XIII, o breve Reino da Lituânia. O Grão-Ducado foi um estado guerreiro estável e bem sucedido. O ducado permaneceu impetuosamente independente e foi uma das últimas regiões da Europa a adotar o Cristianismo. No século XV, a Lituânia se tornou o maior estado europeu através da conquista da maior parte da Rutênia habitada pelos Eslavos do Leste. O Grão-Ducado, uma potência formidável, formou em 1385 uma união dinástica com a Polônia e se cristianizou, fundindo-se na República das Duas Nações em 1569. Em 1795, o Grão-Ducado da Lituânia foi apagado do mapa político da Europa com as Partições da Polônia. Após isso, os lituanos viveram principalmente sob o domínio do Império Russo até o século XX.

Em 16 de fevereiro de 1918, a Lituânia foi restabelecida como um estado democrático, permanecendo independente até o início da Segunda Guerra Mundial, quando foi ocupada pela União Soviética sob os termos do Pacto Molotov-Ribbentrop. Após uma breve ocupação pela Alemanha Nazista, quando os nazistas declararam guerra aos soviéticos, a Lituânia foi novamente absorvida pela União Soviética por quase 50 anos. No começo da década de 1990, a Lituânia restaurou sua soberania integrando-se nos anos seguintes às estruturas políticas europeias.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike