Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Hung Up
"Hung Up" é uma canção da cantora norte-americana Madonna, escrita e produzida por ela e o produtor britânico Stuart Price, para seu décimo álbum, Confessions on a Dance Floor. Inicialmente utilizada em uma série de anúncios televisivos e seriados, "Hung Up" teve seu lançamento como primeiro single do álbum em 17 de outubro de 2005 no programa On Air with Ryan Seacrest. Desde então, a faixa foi incluída no terceiro álbum de compilação da cantora em 2009, Celebration. Também tornou-se a primeira faixa de Madonna a ser lançada digitalmente pela iTunes Store, com a cantora dizendo que cada artista "deve unir-se a outras marcas e corporações".

"Hung Up" possui os acordes da faixa "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)" do grupo sueco ABBA. Madonna recebeu autorização para a utilização de amostras da faixa de Benny Andersson e Björn Ulvaeus, compositores e ex-integrantes do grupo. Musicalmente, a faixa é influenciada pela música pop dos anos 1980, além da música disco, que obteve sucesso na mesma década. Destaca-se na faixa, elementos de fundo de um relógio que sugerem o passar do tempo. Liricamente, "Hung Up" é descrita como uma canção dance tradicional, sobre uma mulher forte e independente, que tem problemas em seus relacionamentos amorosos.

"Hung Up" recebeu elogios de críticos musicais de música contemporânea, observando que a canção recuperou a grande popularidade de Madonna, que teve parte dela perdida devido às controvérsias políticas e sociais de seu álbum anterior, American Life, de 2003. A faixa obteve um grande sucesso comercial, chegando ao topo de paradas de 45 países ao redor do mundo, entrando para o Livro Guinness dos Recordes como a canção que mais ficou em primeiro lugar na história. A faixa tornou-se seu trigésimo sexto single a alcançar as dez primeiras posições da Billboard Hot 100, igualando-se a Elvis Presley. Atualmente, "Hung Up" totaliza mais de doze milhões de cópias vendidas em todo o mundo.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike