Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Invasão da Baía dos Porcos
A Invasão da Baía dos Porcos (conhecida em Cuba como La Batalla de Girón ) foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba empreendida em abril de 1961  por um grupo paramilitar  de exilados cubanos anticastristas (a chamada Brigada de Asalto 2506). O grupo fora treinado e dirigido pela CIA, com apoio das forças armadas americanas. O objetivo da operação era derrubar o governo socialista  de  Fidel Castro.

O plano foi lançado em abril de 1961, menos de três meses depois de John F. Kennedy ter assumido a Presidência dos Estados Unidos. A arriscada ação terminou em fracasso. As forças armadas cubanas, treinadas e equipadas pelas nações do Bloco do Leste, derrotaram os combatentes do exílio em três dias e a maior parte dos agressores se rendeu.

O ataque à Baía dos Porcos fazia parte da chamada "Operação Mangusto", que tinha como objetivo derrubar o recém-formado governo comunista e assassinar o líder da Revolução CubanaFidel Castro. Depois de três dias de combates, os invasores foram vencidos e Fidel declarou vitória sobre o "imperialismo americano".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike