Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
James K. Polk
James Knox Polk (Pineville2 de novembro de 1795 – Nashville15 de junho de 1849) foi o º presidente dos Estados Unidos entre 1845 e 1849. Polk nasceu na Carolina do Norte e posteriormente cresceu e representou o Tennessee. Membro do Partido Democrata, ele foi o 17º presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos entre 1835 e 1839 e o 9º governador do Tennessee entre 1839 e 1841. Sua vitória na eleição presidencial de 1844 foi uma surpresa, derrotando Henry Clay do Partido Whig ao prometer anexar o Texas. Polk foi um dos líderes da Democracia Jacksoniana durante o Segundo Sistema de Partidos.

Polk foi o último presidente forte pré-Guerra de Secessão, e o primeiro na qual existem registros fotográficos tirados durante seu mandato. Ele é lembrado pela suas bem sucedidas políticas internacionais; ele ameaçou começar uma guerra contra a Grã-Bretanha sob a questão de qual país mantinha o controle do Oregon Country, e depois voltou atrás e dividiu a região com os britânicos. Quando o México rejeitou a anexação norte-americana do Texas, Polk liderou o país para uma enorme vitória na Guerra Mexicano-Americana, que deu aos EUA muito do seu presente território sudoeste. Ele aprovou a tarifa Walker em 1846, que foi bem recebida pelo sul da nação, e estabeleceu um sistema de tesouro nacional que durou até 1913.

Polk também supervisionou a abertura da Academia Naval dos Estados Unidos e o Instituto Smithsoniano, o início das obras do Monumento a Washington e a emissão dos primeiros selos postais norte-americanos. Ele prometeu servir apenas um mandato como presidente e não concorreu à reeleição. Ele morreu de cólera três meses após o fim de sua presidência.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
James k. polk

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike