Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Lúcio Domício Enobarbo (cônsul em 54 a.C.)
Lúcio Domício Enobarbo ou Lúcio Domício Ahenobarbo ( — ), foi um destacado membro do senado romano que ocupou o consulado em 54 a.C. Pertencente à classe ultraconservadora do senado, os optimates (os"homens excelentes"), da época final da República Romana, foi inimigo Júlio César. Era filho de Cneu Domício Enobarbo (cônsul em 96 a.C.), que foi pontífice máximo (pontifex maximus) e pertencia a uma das mais prolíficas famílias em questão de proporcionar magistrados ao senado, a gens Domícia.

Aparece mencionado pela primeira vez em 70 a.C. por Cícero, que o cita como testemunha no caso contra Caio Verres. Em 61 a.C. foi edil curul, e organizou uns jogos memoráveis, nos quais desfilaram centos de leões da Numídia e que duraram tanto que os assistentes tiveram de se ausentar dos mesmos para comer, sendo essa a primeira vez que isso foi necessário. A pausa receberia em diante o nome de diludium.

Casou-se com Pórcia, irmã de Marco Pórcio Catão o Jovem, e durante o seu período no cargo de edil apoiou este nas suas acusações contra Cneu Pompeu Magno de ter oferecido subornos nas eleições para adquirir votos em favor de Lúcio Afrânio. As suas opiniões políticas coincidiam com as de Catão, e durante toda a sua vida seria um dos principais apoios do partido aristocrático. Opôs-se ativamente às medidas de Júlio César e de Pompeu, e em 59 a.C. foi acusado, sob instigação de César, de ter sido cúmplice numa conspiração contra a vida de Pompeu.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike