Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Liberatores
Liberatores ("Libertadores", em latim) é o nome pelo qual ficou conhecida a facção do senado romano que organizou o assassinato de Júlio César nos Idos de Março de 44 a.C. Segundo a sua própria definição, o objectivo do atentado não era realizar um golpe de Estado, mas sim um tiranicídio uma vez que julgavam estar a salvar a República Romana das ambições monárquicas de César.

Os liberatores julgavam que a sua iniciativa seria bem vinda pelas restantes alas políticas de Roma mas enganaram-se. O vazio político deixado pela morte de César abriu caminho à formação do segundo triunvirato, composto por OtavianoMarco António e Lépido. Após terem feito promessas de amnistia, os triúnviros declararam os liberatores proscritos e alvos a abater. Os membros da facção foram obrigados a fugir para as províncias gregas, para depois serem definitivamente derrotados na Batalha de Filipos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike