Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Like a Virgin (canção)
"Like a Virgin" é uma canção gravada por Madonna, lançada como o primeiro single do álbum homônimo em 6 de novembro de 1984 pela Sire Records. Desde seu lançamento, virou a canção assinatura da cantora, tendo sido considerada a quarta melhor canção de música pop de todos os tempos pela revista Rolling Stone em 2000. A canção foi escrita por Billy Steinberg e Tom Kelly e produzido por Nile Rodgers, Steinberg disse que a canção foi inspirada por suas experiências pessoais de romance. Ele foi escolhido por Madonna por Michael Ostin da Warner Bros. Records, após ouvir uma demo cantada por Kelly. No entanto, Rodgers inicialmente sentiu que a canção não tem um gancho bom o suficiente e não era adequado para Madonna, mas depois mudou de opinião depois que o anzol estava preso em sua mente.

Musicalmente, "Like a Virgin" é uma música dançante, composto por dois ganchos. A voz de Madonna, é ouvida num registo elevado, enquanto um arranjo contínuo dos tambores são ouvidos ao longo da linha de baixo. A letra da canção é ambígua e consiste de insinuações escondidas. Em termos sexuais, as letras podem ser interpretadas de formas diferentes para pessoas diferentes. "Like a Virgin" recebeu críticas positivas dos contemporâneos, bem como os críticos de idade, que frequentemente chamado como uma das canções de definição para Madonna. Tornou-se seu primeiro número um único, no Billboard Hot 100, alcançando o topo das paradas na Austrália, Canadá e Japão e os dez mais dos outros países.

O vídeo da música retratou Madonna navegando a Ozark de Veneza, uma gôndola, bem como roaming em torno de um palácio com um vestido de casamento branco. Com o vídeo, os estudiosos observou retrato de Madonna de uma mulher sexualmente independente, o simbolismo da aparência de um homem com máscara de leão ao de Saint Mark, e comparou o erotismo do vídeo para a vitalidade da cidade de Veneza. Madonna cantou a música em cinco de suas turnês de concertos, mais recente é a Confessions Tour em 2006. Maioria das vezes, suas performances de "Like a Virgin" foi associada com a reação forte e alvoroço da mídia.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Like a Virgin
Like a Virgin é o segundo álbum de estúdio da artista musical norte-americana Madonna, lançado em 12 de novembro de 1984 através da editora discográfica Sire Records em parceria com a Warner Bros. Records. Foi relançado em agosto de 1985 em diversos territórios fora da América do Norte com a inclusão de "Into the Groove", creditada como faixa bônus. O álbum foi produzido por Nile Rodgers e gravado nos Power Station Studios, em Nova York, com as faixas sendo produzidas em um ritmo rápido. Rodgers contou com a ajuda de seus ex-companheiros da banda Chic, que eram Bernard Edwards, que era o baixista, e Tony Thompson, que tocava bateria. Edwards e Thompson apareceram em várias faixas do álbum. Rodgers decidiu ser o guitarrista, quando Edwards pediu-lhe para desempenhar o papel, em troca de sua ajuda. Jason Corsaro, o engenheiro de áudio do disco, convenceu Rodgers usar a gravação digital, uma nova técnica da época. A capa do disco e as imagens de seu acompanhante encarte foram fotografadas por Steven Meisel. Madonna queria que o título do álbum e a imagem da capa fizessem uma ligação provocante entre seu próprio nome religioso Madonna, bem como o título católico romano para a mãe de JesusMaria, e o conceito cristão do nascimento virgem.

Like a Virgin não é derivado do estilo musical do primeiro álbum de Madonna, porém a cantora sentiu que o material era mais forte. Madonna quis que o material do álbum fosse feito ativamente, porém isso foi feito com menos da metade do registro, pois na maior parte do material original do disco, Madonna colaborou com seu ex-namorado, Stephen Bray. Musicalmente, o álbum deriva principalmente dos estilos musicais dance-pop e new wave, com temas que abordam relacionamentos, como "Like a Virgin", e coisas materiais, bem como propriamente dito, "Material Girl". Após seu lançamento, Like a Virgin recebeu críticas mistas dos críticos, mas foi um grande sucesso comercial. O álbum se tornou o primeiro de oito álbuns de Madonna a atingir o cume da principal parada de álbuns dos Estados Unidos, a Billboard 200, enquanto atingiu o topo das paradas musicais na AlemanhaItáliaPaíses BaixosNova ZelândiaEspanha e Reino Unido. A Recording Industry Association of America (RIAA) premiou Like a Virgin com um certificado de Disco de diamante pelas altas vendas de mais dez milhões de cópias nos Estados Unidos. Mundialmente, o álbum já vendeu mais de 25 milhões de cópias, sendo o primeiro álbum de Madonna a entrar para a lista dos .

De Like a Virgin surgiram cinco singles. A faixa homônima, juntamente com "Material Girl", atingiram sucesso mundial, sendo que a primeira citada foi a primeira de doze canções de Madonna a atingir o pico da principal parada musical dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100. Outras canções do álbum, como "Angel" e "Dress You Up", foram lançadas como o terceiro e quarto singles do disco, respectivamente, nos meses seguintes a "Material Girl", e foram bem sucedidas em paradas musicais dos Estados Unidos e no Reino Unido, atingindo o top cinco em ambas. "Into the Groove" foi lançada como o quarto single do disco em alguns territórios, exceto nos Estados Unidos, onde foi incluído como o lado b de "Angel". A canção também foi incluída no relançamento de 1985 do álbum. "Love Don't Live Here Anymore" e "Over and Over" foram lançadas como singles promocionais no Japão e na Itália, respectivamente. Para promover o álbum, Madonna embarcou em sua primeira turnê, a The Virgin Tour, que também promoveu seu primeiro e homônimo álbum, e teve shows em apenas em cidades da América do Norte, bem como nos Estados Unidos e no Canadá.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike