Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Lista do Património Mundial na Ásia e Oceania
A Região Ásia e Pacífico assim determinada pelo Comitê do Património Mundial (WHC - World Heritage Convention) - órgão da UNESCO (acrônimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural Oraganization) (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) da ONU, homologou em suas sessões executivas anuais, atualizada até a última em 2015, a inclusão de 238 sítios da região Ásia e Pacífico à Lista do Patrimônio Mundial distribuídos em trinta e cinco (35) países (denominados de "state parties"), pois todos são signatários da Convenção do Patrimônio Mundial, e estão localizados na Região Ásia e Pacífico. A China é o país com mais sítios incluídos na lista com quarenta e oito (48), sendo o 2º com mais sítios listados no mundo (a Itália - Região Europa e América do Norte - com cinquenta e um (51) está em primeiro). Os 238 sítios estão assim catalogados: 168 são culturais, 59 naturaise onze (11) são mistos (incluem os dois critérios: são culturais e naturais). Entre os 238 sítios dois (2) são transfronteiriços (sua área ou região homologada se distribuí por 2 ou mais países e assim o mesmo sítio é listado em cada um dos países) e quatro (4) estão listados como 'em perigo'.

A seguir a lista por países e os seus respectivos sítios que integram a Lista do Patrimônio Mundial na Região Ásia e Pacífico, em () o ano da sua inscrição na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike