Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Madonna (álbum)
Madonna é o álbum de estreia homônimo da artista musical estadunidense Madonna. Foi lançado em 27 de julho de 1983 pela editora discográfica Sire Records em parceira com a Warner Bros. O álbum foi relançado em 1985 na Europa com uma nova capa, design, fotografia e foi renomeado de Madonna: The First Album. Uma edição remasterizada do álbum foi lançada em 2001 pela Warner Bros. Records, na qual incluía remixes como faixas bônus.

Em 1982, ao estabelecer-se como cantora no centro de Nova York, Madonna conheceu Seymour Stein, presidente da Sire Records, que assinou um contrato com a cantora após ouvir seu single "Everybody". O sucesso do single fez a Sire a assinar seu contrato para um álbum. Para o álbum, Madonna escolheu trabalhar com Reggie Lucas, um produtor da Warner Bros. No entanto, ela não estava feliz com as faixas concluídas e em desacordo com as técnicas de produção de Lucas, por isso decidiu procurar ajuda adicional com a produção. Madonna convidou seu então namorado John "Jellybean" Benitez para ajudá-la a terminar o álbum. Benitez remixou muitas das faixas e produziu "Holiday".

A sonoridade do álbum é divergente, e é em forma de disco sintético optimista, utilizando nova tecnologia uptempo, como a utilização da máquina de tambor Linn, baixo Moog e o sintetizador Oberheim OB-X. As canções do álbum são cantadas por Madonna em um vocal timbre feminino brilhante, e liricamente fala sobre amor e relacionamentos. Os críticos de música pop contemporânea deram críticas geralmente positivas ao álbum, mas Madonna recebeu críticas negativas por alguns críticos quando foi lançado em 1983. Em 2008, a revista Entertainment Weekly classificou o álbum na posição de número cinco dos "100 Melhores Álbuns dos últimos 25 Anos". O álbum foi um sucesso nas paradas, alcançando o número oito na Billboard 200, e o top dez das paradas na Austrália, França, Holanda, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido. O álbum foi certificado com um Disco de Platina Quíntuplo pela Recording Industry Association of America (RIAA), pelas vendas superiores a cinco milhões de cópias nos Estados Unidos. Mundialmente, o álbum já possui vendas de mais de 10 milhões de cópias.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike