Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Manto de gelo da Gronelândia
O manto de gelo da Gronelândia é uma vasta massa de gelo que cobre aproximadamente 80% da superfície da Gronelândia. É a segunda maior massa de gelo do mundo, a seguir ao manto de gelo da Antárctida. O manto de gelo mede quase 2 400 km segundo a direcção norte-sul e na sua zona mais larga à latitude 77º N tem 1 100 km de extensão. A altitude média do gelo é 2 135 m. O manto de gelo cobre 1,71 milhões de km², ou aproximadamente 80% da superfície total da Gronelândia. A espessura do gelo é geralmente superior a 2 km (ver imagem), ultrapassando os 3 km no seu ponto de maior espessura.

Não é a única massa de gelo da Gronelândia - glaciares isolados e pequenas calotas cobrem entre 76 000 a 100 000 km² ao longo da sua periferia. Alguns cientistas acreditam que o aquecimento global pode estar a obrigar este manto de gelo a ultrapassar o limiar a partir do qual a sua totalidade derreterá em algumas poucas centenas de anos. Se a totalidade dos 2,85 milhões de km³ de gelo derretessem, ocorreria uma subida do nível do mar de 7.2 m. Esta subida provocaria a inundação de muitas das cidades costeiras do mundo e removeria várias pequenas ilhas-nação da face da Terra, pois alguns destes estados (como Tuvalu e Maldivas) têm altitudes máximas abaixo ou ligeiramente acima daquele valor.

O gelo mais antigo no actual manto tem uma idade próxima de 110 000 anos. Porém, é geralmente aceite que o manto de gelo da Gronelândia ter-se-á formado no final do Plioceno ou no início do Pleistoceno por coalescência de vários glaciares e calotas mais pequenos. Não se desenvolveu de todo até final do Plioceno, mas aparentemente teve um desenvolvimento muito rápido com a primeira glaciação continental.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike