Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Nigéria colonial
A Nigéria Colonial refere-se à área da África Ocidental, que se tornou a moderna Nigéria, durante o tempo do domínio britânico nos séculos XIX e XX. A influência britânica começou com a proibição de comércio de escravos para súditos britânicos em 1807. O colapso resultante do tráfico de escravos africanos levou ao declínio e eventual colapso do Império Edo. A Bretanha anexa Lagos em 1861 e estabeleceu o Protetorado de Oil River em 1884. A influência britânica na área do Níger aumentou gradualmente ao longo do século XIX, mas o Reino Unido não ocupou efetivamente a área até 1885. Outras potências europeias reconheceram o poder deste sobre a área na Conferência de Berlim em 1885.

De 1886-1899, grande parte do país foi governado por Royal Niger Company, autorizado pela carta, e governado por George Taubman Goldie. Em 1900, o Protetorado Sul da Nigéria e Protetorado Norte da Nigéria passou da empresa as mãos da Coroa. Por insistência do governador Frederick Lugard, os dois territórios foram amalgamados como Colônia e Protetorado da Nigéria, mantendo considerável autonomia regional entre as três grandes regiões. Constituições progressistas após a Segunda Guerra Mundial fornecida para aumentar a representação e governo eleitoral pelos nigerianos. O período colonial adequado na Nigéria durou 1900-1960, após o qual a Nigéria ganhou sua independência.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike