Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
One Laptop per Child
One Laptop per Child (OLPC) (traduzido como um laptop por criança) é um projeto mantido pela Associação One Laptop per Child (OLPCA), baseada em Miami e a Fundação OLPC (OLPCF) com sede em Cambridge, duas organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos criadas para supervisionar a criação de dispositivos educacionais acessíveis para uso em mundo em desenvolvimento. O projeto foi originalmente financiado por organizações tais como AMD, Chimei, eBayGoogleMarvellNews Corporation , Nortel, Red Hat, e Quanta.

Nos primeiros anos do projeto, a Associação conseguiu o desenvolvimento e logística, e da Fundação de angariação de fundos por meio de iniciativas como a campanha Give One Get One. Em 2010, a Associação criou um novo escritório em Miami sob coordenação de Rodrigo Halaby, e atualmente supervisiona a implantação e suporte para o XO-1.5 laptop e seus sucessores, e parcerias com paises. A fundação, liderada por Nicholas Negroponte, atualmente supervisiona o desenvolvimento das futuras versões de software e hardware, incluindo o tablet OLPC XO-3.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Nicholas Negroponte
Nicholas Negroponte (Nova Iorque1 de dezembro de 1943) é um cientista americano, filho de gregos, formado em Arquitectura e o grande idealizador do projeto internacional intitulado "One Laptop per Child". A fundação OLPC (One Laptop Per Child), presidida por Negroponte, propõe a inclusão digital de crianças em países em desenvolvimento através de um recurso computacional educacional de menos de U$100. É um dos fundadores e professor do Media Lab, o laboratório de multimídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde é financiado por mais de 105 empresas, incluindo as maiores corporações dos Estados Unidos e as grandes empresas da indústria do entretenimento. Ele também assina a coluna da revista Wired e é muito reconhecido no universo da informática. É considerado brilhante e caracteriza seus conceitos no seu famoso livro “A vida digital”, conceitos muito discutidos, pois são irreverentes e otimistas. Negroponte estudou no MIT, onde se especializou no então novo campo de computer aided design (CAD), ou Projeto assistido por computador.

Negroponte é considerado um autor pertencente à corrente tecnofílica juntamente com Henry JenkinsDan GillmorHoward Rheingold e George Gilder, autores que encaram os avanços tecnológicos com otimismo e acreditam que eles trazem mais benefícios do que prejuízos à sociedade. Para Negroponte haverá uma interação maior entre diversas pessoas em qualquer parte do mundo, com um grande fluxo de compartilhamento de ideias e isso de uma forma cada vez mais dinâmica. Dessa forma o mundo digital irá se adaptar aos usuários, sendo cada vez mais personalizado.

Entre suas explicações ele começa determinando a diferença entre bits e átomos. Para Negroponte a natureza física, constituída de átomos, passa a ser transmitida e “transformada” em outra natureza, a natureza digital (bits) “É o menor elemento atômico no DNA da informação” [1] Como não é baseada em matéria física, a informação em bits pode ser transmitida cada vez mais em um tempo e espaço menor, ultrapassando os limites da informática e estando cada vez mais presentes na vida dos seres humanos.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
XO-1
O XO (The Children's Machine), anteriormente conhecido pelos codinomes Laptop de 100 dólares e 2B1, ou ainda Laptop das crianças, é um projeto de inclusão digital desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Consiste em um projeto educacional para a criação de um laptop barato com o objetivo de difundir o conhecimento e novas tecnologias a todas as crianças do mundo.

Iniciativa anunciada por Nicholas Negroponte, presidente de OLPC. Essa é uma tecnologia que promete revolucionar a educação, diponibilizando computadores a um custo de U$100,00, tendo como alvo os países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, que já demostraram interesse no projeto.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike