Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Período dos Reinos Combatentes
O Período dos Reinos Combatentes (chinês tradicional: 戰國時代; chinês simplificado: 战国时代; pinyin: Zhànguó Shídài) ocorreu de meados do século V a.C. até a unificação da China por Qin Shi Huang em 221 a.C.. O período é normalmente considerado como uma segunda parte da Dinastia Zhou Oriental, seguida pelo Período das Primaveras e Outonos. Como o Período das Primaveras e Outonos, o rei de Zhou agia apenas com um papel simbólico. O nome Período dos Reinos Combatentes foi dado baseado na obra Registro dos Reinos Combatentes, compilada no início da Dinastia Han. A data considerada como início do período ainda é discutida. Enquanto frequentemente cita-se 475 a.C., seguido pelo Período das Primaveras e Outonos, 403 a.C., a data da tripartição do reino de Jin, é muitas vezes considerada como o início do período.

O período dos Estados Combatentes (475-221 a.C.) toma seu nome de uma obra histórica compilada no século I a.C., o Zhanguo ce (intrigas dos Estados Combatentes), coletânea de textos que remontam aos séculos III e II a.C. – uma época rica para o pensamento filosófico e para a ciência chinesa – é marcado pela decadência política, pelo fim da capacidade de arbítrio e soberania dos Zhou sobre os problemas internos e o início de confrontos.

Os tratados militares escritos pelos antigos generais, alguns dos quais foram encontrados parcialmente fragmentados, demonstram a rápida evolução na maneira de se executar a guerra.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike