Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Quartodecimanismo
Quartodecimanismo (do Vulgata latina, quarta decima citada em significando "quatorze") se refere ao costume de alguns cristãos antigos de celebrar o feriado da Pessach (Páscoa judaica) começando na véspera do dia 14 de Nisan (ou Abib no  calendário da Bíblia hebraica), cujo crepúsculo é conhecido biblicamente como a "Passagem do Senhor".

A moderna Pessach judaica e a Festa do pão sem fermento dura sete dias, começando no pôr-do-sol no começo de Nisan 15. O Judaísmo reconhece o início de cada dia no pôr-do-sol, não à meia-note como é comum no ocidente. A Lei bíblica sobre a Pessach é tida como uma ordem perpétua (veja ) e, para alguns, também aplicável em alguma medida aos prosélitos (veja ). Porém, há grande controvérsia sobre o que significa observar a Lei bíblica ( veja Lei bíblica no Cristianismo) no Cristianismo.

Evangelho de João, por exemplo em , e , insinua que Nisan 14 teria sido o dia em que Jesus foi executado em Jerusalém. Os Evangelhos sinópticos colocam a execução no primeiro dia do "festival do pão sem fermento" (por exemplo, em ), geralmente compreendido como sendo Nisan 15 se for uma festa de sete dias (como dito em ), o que nos leva a uma cronologia contraditória, origem de toda a controvérsia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike