Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Redefinição do termo planeta em 2006
Uma redefinição do termo planeta em 2006 foi proposta pela União Astronômica Internacional para aclarar o status planetário de Plutão e incluir, no grupo de planetas do Sistema Solar, outros objetos além dos nove tradicionais. A proposta é denominada Resolutions 5A, 5B, 6A and 6B for GA-XXVI; membros da UAI votaram a proposta a 24 de agosto de 2006 em Praga.

Na sua forma original, a redefinição teve como consequência direta a classificação de outros três corpos como planetas. Estes seriam Ceres (tradicionalmente considerado como o maior dos asteroides, mas considerado como planeta à época da sua descoberta, 1801), Caronte (anteriormente considerada como um satélite natural, equivalente à Lua terrestre, de Plutão; agora ambos seriam considerados como um planeta duplo com a definição proposta), e o recentemente descoberto Eris (apelidado Xena pelo seu descobridor, em honra da personagem de ficção do mesmo nome). Outros 12 corpos poderiam ser classificados também como planetas, incluindo alguns dos asteroides e objetos transneptunianos maiores. Contudo, a abundância de objetos similares a Plutão nos limites do Sistema Solar poderia produzir uma lista maior de objetos que cumpram com esta definição à medida que sejam descobertos e discutidos.

22 de agosto, a redefinição original (que reconhecia doze planetas, incluindo Plutão) recebeu duros (provavelmente letais) críticas em dois encontros abertos da UAI. Jay Pasachoff, do Williams College, que assistiu a ambos os encontros, disse: "Acredito que o dia de hoje pode ser recordado como o 'dia que perdemos Plutão' ”.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike