Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
República do Nagorno Karabakh
 
República do Nagorno-Karabakh
A República do Nagorno-Karabakh (também República do Alto Karabakh, República do Alto Carabaque ou República do Karabakh Montanhoso; em armênio: Լեռնային Ղարաբաղի Հանրապետություն, transl. Lernayin Gharabaghi Hanrapetut’yun) ou República Artsakh é uma república independente de facto, localizada na região do Nagorno-Karabakh (ou região de Artsakh, em armênio: Արցախ), na Transcaucásia, a cerca de 270 quilômetros a oeste da capital do AzerbaijãoBaku. Reconhecido pela ONU como parte do Azerbaijão, Nagorno-Karabakh controla a maior parte do território do antigo Oblast Autônomo do Nagorno-Karabakh e algumas áreas circundante, dando-lhe uma fronteira com a Armênia, a oeste, e com o Irã, ao sul.

A região predominantemente armênia do Nagorno-Karabakh se tornou motivo de disputa entre a Armênia e o Azerbaijão quando os dois países se tornaram independentes do Império Russo, em 1918. Depois que a União Soviética tomou o controle da área, em 1923, formou-se o Oblast Autônomo do Nagorno-Karabakh (OANK), dentro da República Socialista Soviética do Azerbaijão, por decisão de Josef Stalin. Nos últimos anos da União Soviética a região voltou a ser palco de conflitos entre armênios e azeris, o que culminou com a Guerra do Nagorno-Karabakh, que durou de 1988 até 1994.

Em 10 de dezembro de 1991, à medida que a União Soviética entrava em colapso, um referendo foi realizado no OANK e na região vizinha de Shahumian, que teve como resultado uma declaração de independência do Azerbaijão, e a formação da República do Nagorno-Karabakh. O país permanece sem reconhecimento de qualquer organização internacional ou país, inclusive da Armênia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike