Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Tapestry (álbum)
Tapestry (em português Tapeçaria) é um álbum pop da cantora e compositora Carole King, lançado em 1971. Ele apresenta produção mínima por Lou Adler. Tapestry atingiu o #01 na Billboard por 15 semanas consecutivas, até hoje é o álbum por uma mulher que mais tempo ficou nesta posição, sendo este ficando 6 anos nas paradas. Em termos de tempo nas paradas, ocupa o quinto lugar geral, e em termos de charts nas paradas por atos individuais musical ocupa o segundo lugar. Continua a ser o maior álbum de permanência nas paradas por uma artista solo feminina. O álbum também ganhou quatro prêmios Grammy, incluindo Álbum do Ano, Melhor Performance Vocal Pop Feminina, Gravação do Ano ("It's Too Late"), e Canção do Ano ("You've Got a Friend"). Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

King escreveu ou co-escreveu todas as canções do álbum, vários dos quais já haviam sido sucessos de outros artistas como Aretha Franklin "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" e "Will The Shirelles" "Love You Me Tomorrow". Três canções foram co-escritas com o ex-marido Gerry Goffin. James Taylor, que incentivou Carole a cantar suas próprias canções, e que também produziu "Tapestry", teria um #01 com o hit "You've Got a Friend". Duas canções foram co-escritas com Toni Stern: "It's Too Late" e "Where You Lead". O álbum viria a vender mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo e ser diamante certificado nos Estados Unidos pela RIAA.

Em 2003, o álbum foi classificado como número 36 na lista da revista Rolling Stone de 500 maiores álbuns de todos os tempos. Em 2001, a rede de TV VH1 nomeou Tapestry o melhor álbum de 39 de sempre.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike