Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Teoria da estruturação
A Teoria da Estruturação, foi proposta por Anthony Giddens no livro ``A Constituição da Sociedade``, é uma tentativa de reconciliar as teorias sociais tais como, agência/estrutura, subjetivo/objetivo e micro/macro perspectivas. A Abordagem proposta não se concentra na individualidade, propõe adotar um equilíbrio na tentativa de tratar das influencias da estrutura (incluindo cultura).

Simplificando, a teoria da estruturação sustenta que toda ação humana que é realizada no contexto de uma estrutura social pré-existente, que é regida por um conjunto de normas e/ou leis que são distintas das de outras estruturas sociais. Portanto, toda ação humana é ao menos parcialmente pré-determinada com base nas regras variáveis do ​​contexto em que ela ocorre. No entanto, a estrutura e as regras não são permanentes, mas são sustentadas e modificadas pela ação humana.

  • Vida social não é a soma de todas as micro-atividades de nível.
  • A atividade social não pode ser completamente explicada a partir de uma macro perspectiva.
  • A repetição dos atos dos agentes individuais irá reproduzir a estrutura.
  • Estruturas sociais não são invioláveis, nem permanentes.
  • As estruturas sociais condicionam as ações dos agentes individuais.
  • A estrutura e a ação restringem o outro a uma forma evolutiva

Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike