Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Tratado de Kars
O Tratado de Kars (, ), foi um tratado amizade entre Grande Assembleia Nacional da Turquia, que declarou formalmente a República da Turquia em 1923 e os representantes das repúblicas soviéticas da ArmêniaAzerbaijão e Geórgia (naquela época todas eram parte da União Soviética depois do Tratado da União em Dezembro de 1922), com a participação da Rússia bolchevique, foi um sucessor para o tratado anterior, o Tratado de Moscou em março de 1921 e estabeleceu as fronteiras contemporâneas entre a Turquia e os Estados do Cáucaso do Sul. Foi assinado em Kars em 23 de Outubro de 1921, e ratificado em Erevan em 11 de setembro de 1922.

A maioria dos territórios cedidos à Turquia no tratado foram adquiridos da Rússia Imperial do Império Otomano durante a Guerra Russo-Turca (1877-1878). A única exceção foi a região de Surmalu, que foi anexado pela Rússia pelo Tratado de Turkmenchay após a última Guerra russo-persa com o Irã.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike