Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Trinta Gloriosos
A expressão Trinta Gloriosos (em francês, Trente Glorieuses ) ou Trinta Anos Gloriosos designa os 30 anos (de 1945 a 1975) que se seguiram ao final da Segunda Guerra Mundial, um período de forte crescimento econonômico que se verificou na grande maioria dos países desenvolvidos - em sua maior parte membros da OCDE. O nome foi usado pela primeira vez pelo demógrafo francês Jean Fourastié, que cunhou o termo em 1979, com a publicação de seu livro Les Trente Glorieuses ou la révolution invisible de 1946 à 1975 ("Os Trinta Gloriosos ou a Revolução Invisível 1946-1975"). A expressão é derivada dos Trois Glorieuses ("Três Dias Gloriosos"), os três dias da chamada Revolução de Julho (27 a 29 de julho 1830), quando o povo de Paris e as sociedades secretas republicanas se insurgiram contra Carlos X, provocando a sua abdicação e o fim do período conhecido como Restauração Francesa.

Segundo o autor, durante esses Trinta Anos Gloriosos ocorre uma verdadeira revolução, que, apesar de silenciosa, trouxe grandes transformações econômicas e sociais que marcaram a passagem da Europa, quarenta anos depois dos Estados Unidos, à  sociedade de consumo. O caso da França é particularmente explicativo do subtítulo do livro de Fourastié (a Revolução Invisível), mas o crescimento da Alemanha, da Itália, do Canadá e do Japão é também notável, tendo sido impulsionado tanto pelo investimento como pelo consumo. Essas décadas de prosperidade econômica combinaram alta produtividade com altos salários da classe média e alto consumo, também foram caracterizados por um sistema altamente desenvolvido de benefícios sociais.

O padrão de vida francês, que se havia deteriorado pelas duas Guerras Mundiais, tornou-se um dos mais altos do mundo. A população também se tornou muito mais urbanizada; muitos departamentos rurais experimentaram um declínio da população, enquanto as maiores áreas metropolitanas cresceram consideravelmente, em especial a de Paris. A propriedade de aparelhos domésticos e a qualidade dos imóveis residenciais aumentou consideravelmente, enquanto os salários da classe trabalhadora francesa aumentaram significativamente com a economia tornando-se mais próspera. Como observado pelos historiadores Jean Blondel e Geoffrey Donald Charlton, em 1974.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike