Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Conde de Tarouca
O título de Conde de Tarouca foi um título nobiliárquico de Portugal criado a 24 de Abril de 1499 por D. Manuel I em favor de D. João de Meneses, quarto varão de D. Duarte de Meneses, Conde de Viana. Quando, 250 anos mais tarde, o 5.º Conde de Tarouca foi elevado a Marquês de Penalva por D. João V, os primogénitos desta Casa passaram a designar-se por Condes de Tarouca durante a vida de seus pais.

Este título de Marquês de Penalva que absorveu a Casa de Arouca foi criado a 7 de Fevereiro de 1750 por D. João V em favor de Estêvão de Meneses, 5.º Conde de Tarouca. Embora tenha sido outorgado em vida do primeiro titular, o título de Marquês de Penalva foi ainda renovado nos 6.º, 7.º e 10.º condes de Tarouca, como se explica infra.

Ambos estes títulos foram descritos por, entre outros, D. António Caetano de Sousa nas Memorias Historicas e Genealogicas dos Grandes de Portugal. Anselmo Braamcamp Freire no Vol. I dos Brasões da Sala de Sintra, dedica aos Meneses o Cap. VI, em que se explicam as origens dos vários ramos, entre eles o da Casa de Tarouca.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike