Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Heráldica eclesiástica
Heráldica eclesiástica é a tradição da heráldica desenvolvida pelo clero cristão. Inicialmente usado para marcar documentos, a heráldica eclesiástica evoluiu como um sistema de identificação de pessoas e dioceses. É mais formalizada e hierarquizada dentro da Igreja Católica, onde a maioria dos bispos, incluindo o Papa, e das Dioceses tem brasões pessoais ou institucionais. O clero na Igreja AnglicanaLuteranismoIgrejas orientais e as Igrejas Ortodoxas têm costumes semelhantes, assim como fazem as instituições como escolas e dioceses.

A heráldica eclesiástica difere notavelmente das outras heráldicas no uso da insígnia especial em torno do escudo para indicar a posição em uma igreja ou denominação, um exemplo disso é o emblema na coroa, onde é utilizado um chapéu de abas largas, geralmente o galero romano. A cor e ornamentação deste chapéu indica sua posição. Cardeais são famosos pelo uso do "chapéu vermelho", mas outras posições e outras igrejas possuem diferentes cores de chapéu, como o preto para o clero comum e verde para bispos, normalmente com um número maior de borlas conforme vai aumentando o posto dentro da igreja.

Outras insígnias incluem a cruzmitra e o báculo processionais. Tradições orientais favorecem o uso de um estilo próprio de chapelaria e báculo e a utilização do manto ou capa em vez do chapéu eclesiástico. O lema e certas formas de escudos são mais comuns na heráldica eclesiástica, enquanto os suportes e timbre são menos comuns. Os brasões dos Papas possuem suas próprias regras heráldicas, principalmente no que se diz respeito a tiara papalas chaves de são Pedro e ao umbráculo. O Papa Bento XVI substituiu o uso da tiara papal em seu brasão por uma mitra. Ele foi o primeiro Papa a fazê-lo, apesar do fato de que o Papa Paulo VI foi o último papa a ser coroado com a tiara. Os brasões de instituições têm pequenas diferenças de uso, usando a mitra e báculo mais frequentemente do que é encontrado nos brasões pessoais, embora haja uma grande variação nos usos por diferentes igrejas. Os brasões utilizados pelas organizações são chamadas de brasões impessoais ou corporativos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike