Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Linha Mason-Dixon
A Linha Mason–Dixon é um limite de demarcação entre quatro estados dos Estados Unidos da América. Faz parte das fronteiras da PensilvâniaVirgínia OcidentalDelaware e Maryland. O levantamento da linha de fronteira foi feito quando estes territórios eram ainda colônias inglesas. Depois da Pensilvânia ter começado a abolir a escravatura em 1781, a parte oeste desta linha e o rio Ohio tornaram-se a fronteira entre os estados esclavagistas e os abolicionistas (o Delaware, que se encontra a este desta linha, permaneceu como estado esclavagista). Na linguagem popular, e especialmente desde o chamado Compromisso do Missouri de 1820, usa-se simbolicamente a linha Mason-Dixon como uma fronteira cultural que divide o norte e o sul dos Estados Unidos.

A linha Mason–Dixon foi traçada entre 1763 e 1767 para resolver um conflito de fronteiras na América do Norte colonial. Tanto o estado de Maryland como o de Pensilvânia reclamavam a terra entre os paralelos 39 N e 40 N de acordo com as cartas que constituíram cada colônia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike