Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Mortificação
A mortificação é vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ajudar as pessoas a viver de forma virtuosa e santa. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar um sacrifício mental ou físico por amor a Deus com o objetivo de se unir à paixão e à cruz de Jesus Cristo e, portanto, como meio de participação na Redenção. Na teologia protestante, a mortificação implica renúncia de desejos tipicamente relacionados à autossatisfação ("") e não se refere ao sacrifício físico.

Adolphe Tanquerey define a mortificação como sendo "a luta contra as más inclinações para submetê-las à vontade e esta a Deus." Esta prática pertence ao patrimônio espiritual da Igreja: Francisco de AssisSão BentoTomás MoroPaulo VIMadre Teresa de Calcutá, irmã Lúcia de Fátima e o teólogo suiço e ex-jesuíta Hans Urs von Balthasar, são alguns dentre os muitos monges, religiosos e leigos que a praticaram e ainda praticam com sentido cristão.

O fundamento dogmático do oferecimento como vítima de expiação pela salvação das almas ou por qualquer outro motivo sobrenatural (p. ex.: reparar a glória de Deus ultrajada, liberar almas do purgatório ou atrair a misericórdia divina sobre uma alma determinada, etc.) está na solidariedade sobrenatural, estabelecida por Deus entre todos os membros do Corpo místico de Cristo, atuais ou em potência.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike