Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Monarquia de Noruega
O monarca norueguês é o chefe de Estado da Noruega, que é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo. A monarquia norueguesa pode traçar sua origem até o reinado de Haroldo I e os pequenos reinos anteriores da Noruega que foram unidos para formar o país, sendo que por muito tempo ele foi unido com os reinos da Suécia e da Dinamarca.

O atual soberano é o rei Haroldo V, que tem reinado desde 17 de janeiro de 1991. O herdeiro do trono é o seu único filho, o príncipe herdeiro Haakon. O príncipe atua em várias funções cerimoniais públicas, assim como a esposa do rei, a rainha Sônia. O príncipe herdeiro também atua como regente na ausência do pai. Existem vários outros membros da família real, incluindo a filha do rei, netos e irmãos. A casa real é um ramo da família principesca da Glücksburg, originalmente vinda a partir da casa de Schleswig-Holstein na Alemanha, a mesma casa real da família real da  Dinamarca e da Grécia.

Enquanto a Constituição da Noruega concede poderes executivos importantes para o rei, estas são quase sempre exercidas pelo Conselho de Estado Norueguês em nome do rei (Conselho do Rei, ou gabinete). Formalmente o rei nomeia o governo de acordo com seu próprio julgamento, mas o sistema parlamentar está em vigor desde 1884. A prática constitucional substituiu o significado da palavra rei na maioria dos artigos da constituição norueguesa transferindo os poderes da prerrogativa real ao governo eleito. Os poderes do monarca são significativos, mas são tratados apenas como reserva de poderes e como parte de segurança importante do papel da monarquia.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike