Verbos auxiliares, em
gramática e em
linguística, são uma classe de
verbos que veiculam informação gramatical, adicionando-a ao verbo principal. Podem ser considerados como
morfemas gramaticais (livres), responsáveis pela expressão de determinados valores que a flexão verbal, por si só, não é capaz de exprimir.
Os verbos auxiliares são transparentes às restrições distribucionais e de subcategorização impostas pelo verbo principal ao preenchimento lexical das diversas posições argumentais, quer dizer, não afectam o tipo de palavras que o verbo principal aceita como seu sujeito ou complementos:
- O Pedro leu/está a ler/vinha lendo/tem de ler/começou a ler/acabou por ler/deixou de ler o livro/começou a ler o livro
- Em português os verbos auxiliares apresentam uma construção sintáctica própria, aparecendo ligados ou não por preposição a uma forma não-finita do verbo principal, a saber, o gerúndio (lendo), o infinitivo não flexionado (ler) e particípio passado, na forma invariável do masculino singular (lido):
- O Pedro está lendo o livro
- O Pedro vai ler o livro
- O Pedro tinha lido o livro
Por sua vez, um
verbo auxiliar por ser construído com outro auxiliar, num processo recursivo, embora limitado, que conduz à formação de cadeias verbais mais ou menos longas, e em que se observam restrições à combinação de diferentes auxiliares entre si:
- O Pedro podia ter estado a ler um livro
- O Pedro acabou por ter de começar a ler o livro