Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Afsharidas
 
Império Afshárida
Os afsháridas foram os membros de uma dinastia iraniana de origem turcomana mais especificamente da tribo afshar, originária da província do Coração, que dominou a Pérsia durante o . Foi fundada em 1736 pelo comandante militar Nader Xá, que depôs o último governante do Império Safávida e se proclamou rei do Irã. Durante o reinado de Nader, o Irã atingiu sua maior extensão desde o Império Sassânida. Nader empreendeu uma guerra contra os afegãos e capturou Candaar, reduto dos afegãos de Ghilizai. Em 1738 invadiu a Índia, massacrou a maioria da população de Deli e em uma única campanha capturou imensa quantidade de riquezas, incluindo o legendário trono do pavão e o diamante do koh-i-Noor, considerado o maior do mundo e desde 1877 faz parte das jóias da Coroa Britânica. A pilhagem feita na Índia foi tão rica que Nader Xá cessou a cobrança de tributos no Irã durante três anos, após seu retorno. Fez de Mashad sua capital, governando despoticamente.

Após a sua morte, a maior parte do império foi dividida entre a Dinastia Zand e os durranis, e o domínio dos afsháridas ficou confinado a um pequeno Estado local, no Coração, até ser deposto por Mohammad Khan Qajar, em 1796.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike