Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ain't No Other Man
"Ain't No Other Man" é uma canção da artista musical norte-americana Christina Aguilera, contida em seu quinto álbum de estúdio Back to Basics (2006). Foi composta e produzida pela própria com o auxílio de DJ Premier e Charles Martin Roane, com escrita adicional por Kara DioGuardi e Harold Beatty, enquanto Rob Lewis ficou a cargo da produção vocal. A sua gravação ocorreu em 2005 nos Chalice Recording Studios, em Hollywood, Califórnia. Após o lançamento de seu quarto álbum de estúdio Stripped (2002) e colaborações posteriores, Aguilera decidiu incorporar elementos musicais populares dos anos 30 e 40 em seu projeto seguinte, inspirando-se em artistas famosos daquele período, como Billie HolidayOtis ReddingEtta James e Ella Fitzgerald. Ela decidiu colaborar com Premier, parceria descrita por Christina como "impressionante".

A faixa foi enviada às rádios estadunidenses em 6 de junho de 2006, servindo como o primeiro single do projeto, sendo disponibilizada digitalmente na iTunes Store três dias depois. Posteriormente, foi editado um extended play (EP) digital, um maxi single, um CD single e uma segunda versão digital, incluindo seu vídeo musical. Musicalmente, "Ain't No Other Man" é classificada como uma canção derivada do funk, do pop e do R&B, com influências do soul, do blues e do jazz. A sua sonoridade é composta através dos vocais, juntando ainda tecladoguitarrabateriapercussão e trompete. De acordo com Christina, o conteúdo lírico da canção não foi inspirado sobre o amor, mas sobre eventos que ocorreram em sua vida real, como o seu casamento com Jordan Bratman no ano de 2005. O uso não autorizado da canção "Hippy Skippy Moon Strut" (1968), de David Cortez & The Moon People, fez com que a companhia publicitária TufAmerica processasse a Sony Music Entertainment e suas empresas subsidiárias. A Sony fez um acordo com as empresas Codigo Music e Clyde Otis Music Group em pagar todos os direitos autorais da canção, cujo valor não foi revelado.

A faixa recebeu aclamação universal da mídia especializada, a qual prezou Aguilera devido à mudança de seus estilos musicais anteriores, enquanto elogiaram-na como um dos destaques do disco. Os vocais da cantora no número foram elogiados por grande parte dos resenhadores. Tal aclamação resultou na inclusão da obra em diversas listas e uma vitória na categoria de Best Female Pop Vocal Performance durante os Grammy Awards de 2007. Comercialmente, o single classificou-se entre as dez melhores posições na Alemanha, na Austrália, na Áustria, na Bélgica, no Canadá, na Dinamarca e em outras treze nações. Nos Estados Unidos, o tema converteu-se na sexta colocação como melhor na Billboard Hot 100, enquanto culminou na tabela Hot Dance Club Songs. Em setembro de 2014, a Nielsen SoundScan avaliou vendas de 1 milhão e 783 mil unidades digitais comercializadas em território estadunidense.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike