Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Amade ibne Kayghalagh
Amade ibne Caigalague (Ahmad ibn Kayghalagh - lit. "Amade, filho de Caigalague") foi um oficial militar do Califado Abássida de origem turca que serviu como governador na Síria e Egito. Aparece em 904, quando participou duma expedição bem-sucedida contra os carmatas. Em 904-905, após a reconquista abássida da Síria e Egito dos tulúnidas, Amade foi nomeado como governador de Damasco e Jordão e logo teve de enfrentar uma rebelião mal-sucedida pró-tulúnida liderada por Maomé ibne Ali. Em 906, liderou ao lado do comandante de Tarso Rustam ibne Baradu o raide anual contra o Império Bizantino, conseguindo milhares de cativos e muitos animais como butim.

Amade desaparece das fontes até os anos 920, quando é nomeado governador do Egito em 923, mas foi substituído no ano seguinte por devido à revolta da guarnição do país. Desaparece das fontes até 933, quando é renomeado ao posto de governador devido a morte de Taquim. Nesta posição, foi ordenado que exigisse a rendição de Maomé ibne Tugeje , que fora deposto do governo de Damasco e recusava-se a acatar as ordens califais. Um acordo foi alcançado entre Amade e Maomé, porém, aproveitando-se da turbulência no Egito e de sua renomeação para o posto de governador do país, o último conseguiu depor Amade através de uma invasão terrestre e naval. Ele fugiu para os fatímidas e não foi mais mencionado, exceto brevemente em 936.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike