Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Arte franco-cantábrica
Arte franco-cantábrica ouarte hispano-aquitana são expressões usadas na historiografia da arte e da pré-história para designar o conjunto de manifestações culturais de natureza artística, especialmente as pinturas rupestres, que geograficamente se estenderam no Paleolítico Superior pela Cornija Cantábrica, na atual Espanha, e pelo sudoeste da atual França. A sua cronologia é do período magdaleniano (14 mil anos atrás aproximadamente). É uma arte rupestre, ou seja, ligada às cavernas. Caracteriza-se pelo realismo, a policromia e pelo predomínio de representação de animais em figuras isoladas, que por vezes usam as irregularidades do suporte (tetos ou paredes das cavernas) como terceira dimensão. As pinturas ficam habitualmente em lugares afastados da entrada das cavernas, pelo qual teriam sido efetuadas com luz artificial.

Opõe-se estilisticamente à arte rupestre levantina, de cronologia posterior, e cujas características são as opostas (estilização, monocromia, presença da figura humana, composição de cenas e situação em abrigos rochosos, nos quais se puderam realizar as pinturas com luz natural).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike