Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Batalha de Sebastopolis
 
Batalha de Sebastópolis
A batalha de Sebastópolis foi travada em Sebastópolis (geralmente identificada como sendo Sebaste, na Cilícia, mas também com a moderna Sulusaray) em 692, entre o Império Bizantino de Justiniano II (r. 685-695; 705-711) e o Califado Omíada de Abd al-Malik ibn Marwan . A batalha terminou a paz que existiu entre os dois poderes desde 680. O exército omíada foi liderado por Maomé ibne Maruane, e os bizantinos pelo futuro imperador Leôncio e incluiu um "exército especial" de  eslavos sob seu líder Nébulo.

Os omíadas, indignados com a quebra do tratado, usou cópias de seus textos no lugar de uma bandeira. Embora a batalha parecia estar inclinada para a vantagem bizantina, a deserção de até assegurou a derrota bizantina. Uma fonte afirma que o imperador Justiniano II teria massacrado os eslavos restantes, incluindo mulheres e crianças, no Golfo de Nicomédia, porém os estudiosos modernos não consideram o relato confiável.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike