Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Cónegos Regulares da Ordem da Santa Cruz
 
Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz
Ordem religiosa dos Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz (em Latim Canonici Regulares Ordinis Sanctae Crucis, O.S.C.) comumente chamados de Crúzios foi fundada no ano de 1210 pelo Beato Teodoro de Celles. Segundo as tradições, Teodoro participou de uma das cruzadas para a retomada de Jerusalém. O que o fez tomar mais contato com as tradições da Cruz de Cristo. Teodoro, que era cônego na Catedral de Liége, retira-se com mais outros amigos e inicia uma experiência de vida mais radical, baseada nos valores evangélicos, na vida fraterna e na vida de oração em comum.

A sigla da Ordem é O.S.C. (iniciais em latim de Ordinis S. Crucis), O nome Crúzios deriva do francês Croises. Na Inglaterra medieval, Crúzios eram conhecidos como frades Crutched (cruzados) e a designação refere-se à cruz da Ordem. A festa principal dos Crúzios é a Exaltação da Santa Cruz. Uma marca visível dos Crúzios é a cruz vermelho e branco, usada no hábito religioso.

A história da Ordem é dividida em três períodos. No primeiro período, na idade média, a Ordem teve um grande crescimento. Teodoro e quatro amigos de Liège na Bélgica, formaram uma comunidade perto da cidade de Huy. Eles não tinham a ideia de estabelecer uma ordem religiosa. Sua missão era uma vida de oração litúrgica e pastoral, seguindo a tradição canônica e não uma vida de monges. Foi adotada a Regra de Santo Agostinho. Em pouco tempo, outras comunidades foram criadas por toda a Europa. Os Crúzios trabalhavam na acolhida e hospedagem de peregrinos. Conventos foram fundados na França (Paris e Toulouse), na região da atual Alemanha (Colônia), e na Inglaterra (Londres), assim como os Países Baixos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike