Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Campanha nas Ilhas Marianas e Palau
A Campanha nas Ilhas Marianas e Palau foi uma ofensiva lançada pela Forças Armadas dos Estados Unidos contra o Império do Japão nas Ilhas Marianas e Palau no Oceano Pacífico entre junho de novembro de 1944 durante a Guerra do Pacífico. A ofesiva americana, sob o comando de Chester Nimitz, seguiu a campanha nas Ilhas Gilbert e Marshall e tinha como objetivo neutralizar as bases do Japão no pacífico central, dar apoio aos Aliados que ambicionavam reconquistar as Filipinas e proporcionar bases mais próximas ao Japão a fim de continuar a campanha de bombardeios.

Começando a ofensiva, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e Exército dos Estados Unidos, com o apoio da Marinha dos Estados Unidos, desembarcaram em Saipan em junho de 1944. Em resposta, a frota combinada da Marinha Imperial Japonesa atacou a Armada americana que apoiava os desembarques. Na famosa Batalha do Mar das Filipinas (também chamada de “Great Marianas Turkey Shoot”) que ocorreu entre 19 e 20 de junho, as forças naval e aérea da marinha do Japão sofreram pesadas perdas e tiveram, entre outras baixas, 3 porta-aviões afundados. Essas perdas irreparáveis iriam acelerar a derrota japonesa na guerra, pois agora o Japão não possuia escudo, que era seus porta-aviões, contra as invasões.

Logo depois desta batalha, os americanos desembarcaram em Guam e em Tinian em julho de 1944. Depois de uma intensa luta, Saipan foi tomada em julho, e Guam e Tinian em agosto de 1944. Os americanos construiram então um grande campo aéreo e em Tinian de onde os B-29 eram lançados para bombardear cidades japonesasaté o fim da guerra, incluindo os que conduziram as bomboas atômicas que atacaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike