Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Campanhas de Maurício nos Balcãs
As campanhas balcânicas do imperador Maurício foram uma série de expedições militares conduzidas pelo imperador bizantino Maurício I  para defender as províncias balcânicas do Império Bizantino dos ávaros e esclavenos. Maurício foi o único imperador bizantino, com exceção de Anastácio I Dicoro, que fez o que pôde para implementar suas políticas nos Bálcãs durante a Antiguidade Tardia, dando atenção adequada à segurança da fronteira norte contra as invasões bárbaras. Durante a segunda metade de seu reinado, estas campanhas foram a principal iniciativa de sua política externa, pois um tratado de paz favorável com o Império Sassânida havia sido assinada em 591, permitindo-lhe que movimentasse suas tropas mais experientes do front persa para a região. Esta mudança logo trouxe resultados: os frequentes fracassos bizantinos pré-591 foram seguidos por uma sequência de vitórias daí em diante.

Embora seja amplamente aceito que estas companhas tenham sido apenas uma medida simbólica e que o jugo bizantino na região tenha terminado imediatamente após a deposição de Maurício em 602, o imperador de fato vinha tendo sucesso em impedir a entrada dos esclavenos na região dos Bálcãs, quase conseguindo preservar a ordem vigente ali. Seus sucessos só foram revertidos mais de dez anos depois de sua queda. Em retrospecto, estas campanhas foram as últimas numa série de campanhas romanas clássicas contra os bárbaros do Reno e do Danúbio e atrasaram a chegada dos esclavenos nos Bálcãs por mais de duas décadas.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Campanhas de Maurício nos Bálcãs

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike