Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Copa João Havelange
Copa João Havelange foi a denominação dada pelo Clube dos 13 ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2000, em homenagem ao ex-presidente da CBF e da FIFA João Havelange. Impossibilitada pela Justiça de organizar o campeonato, a CBF passou a responsabilidade ao Clube dos 13. Mas, como este não pôde aplicar os critérios de acesso e descenso do ano anterior, acabou gerando o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, reunindo 116 clubes de três divisões em um único torneio, porém dividido em 4 módulos na sua primeira fase. Porém antes do início do torneio o Clube dos 13 afirmou que não pretendia realizar uma segunda edição no ano seguinte, retomando à CBF o direito de organização.

O campeão foi o Vasco da Gama, que conseguiu o seu quarto título nacional, repetindo os feitos de 19741989 e 1997. O vice-campeão foi o São Caetano, que havia sido fundado há pouco mais de 10 anos e que começou a disputa no Módulo Amarelo, mas que chegou à final eliminando equipes tradicionais como FluminensePalmeiras e Grêmio.

Em sua quadragésima quarta edição, a última do século XX e trigésima desde a adoção do nome oficial, o Campeonato Brasileiro confirmou seu histórico de desorganização institucional, mas também se consolidou como o campeonato de futebol mais disputado do mundo: 13 clubes diferentes conseguiram o título de Campeão Brasileiro em apenas 30 anos. No mesmo período (1971-2000), por exemplo, o futebol da França e o da Inglaterra tiveram 10 campeões diferentes cada; o da Argentina teve 9 (mas com um total de 39 campeonatos disputados); o da Itália teve 8; AlemanhaEspanha e Uruguai tiveram apenas 7 campeões; e em Portugal apenas 3 clubes comemoraram o título de campeão nacional.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike